barra de links adesense

SEGURANÇA

AGINDO COM SEGURANÇA
Medidas preventivas de segurança para
manipular produtos químicos.


Antes de iniciar qualquer produção ou manipulação de produtos químicos é importante saber alguns princípios básicos para evitar surpresas desagradáveis e acidentes.

1- Antes de iniciar os procedimentos de produção, colocar :

  • Touca ( Se não tiver usar lenço)
    Ao manipular determinados produtos, acidentes podem acontecer, como: respingar substâncias no cabelo ou couro cabeludo, determinadas produções dependem de aquecimento e ao usar o fogo, pode acontecer de chamas atacar os cabelos longos, causando um grave acidente. O uso da touca, permite não só a proteção como aumentar o tempo de ataque permitindo que o manipulador, tome medidas para evitar o acidente.
  • Óculos de proteção
    Ao adicionar produtos da formula, dependendo da forma de adição a matéria-prima, pode ao ser jogada bater no fundo do recipiente e voltar nos olhos. Produtos como soda cáustica na produção de sabões é comum acontecer, por este motivo os óculos podem salvar suas vistas, pois dependendo da lesão pode levar a perda das vistas.
  • Usar máscara de proteção para nariz e boca
    Como no caso dos olhos a matéria-prima adicionada no recipiente de produção ( Balde, bacia, lata … ) pode bater no fundo e retornar também na boca. Alguns produtos como a soda cáustica ao serem adicionadas em água reagem liberando gases e vapores tóxicos e corrosivos. Respirar vapor de soda cáustica pode lesar os pulmões, faringe e laringe, causando desde uma alergia como a morte dependendo da quantidade e frequência de manipulação. Nos não vemos os gases e nosso organismo tem um mecanismo de defesa que se chama acomodação olfativa, (É se acostumar com o cheiro sendo bom ou ruim, é nítido quando usamos perfume, no princípio sentimos o odor forte, ao passar do tempo nos acostumamos e passamos a não sentir mais) isso com produtos tóxicos pode nos levar a morte por asfixia em minutos sem a pessoa ver. Donas de casa tem o hábito de lavar o banheiro, entra , fecha a porta e começa a usar cloro. Ao ser usado são liberados gases, que com a ausência de ventilação o organismo ativa a acomodação olfativa, a pessoa desmaia no banheiro fechado e se não houver socorro morrerá asfixiada. Por este motivo usar mascara.
  • Fabricar em local aberto e ventilado
    O motivo é o mesmo citado acima acomodação olfativa, (É se acostumar com o cheiro sendo bom ou ruim, é nítido quando usamos perfume, no princípio sentimos o odor forte, ao passar do tempo nos acostumamos e passamos a não sentir mais) isso com produtos tóxicos pode nos levar a morte por asfixia em minutos sem a pessoa ver. Donas de casa tem o hábito de lavar o banheiro, entra , fecha a porta e começa a usar cloro. Ao ser usado são liberados gases, que com a ausência de ventilação o organismo ativa a acomodação olfativa, a pessoa desmaia no banheiro fechado e se não houver socorro morrerá asfixiada.
  • Usar guarda pó ou avental
    Se não tem improvise uma roupa de proteção de fácil remoção, pois em caso de um acidente de respingo ou mesmo alguma substância entornar em você será rápido remover a veste não chegando a atingir sua pele.
  • Retirar todos os acessórios
    Em caso de acidentes anéis, brincos colares e outros são de difícil remoção e as substâncias irão se acumular neste locais, em caso de queimaduras além de condutores de calor dificultarão a higienização que deve ser rápida.
  • Usar calça comprida
    Nuca produzir de shorts, bermudas e saias a pele descoberta, será atacada diretamente em caso de acidente.
  • Usar Sapatos fechados
  • Em hipótese alguma produzir descalço, de chinelo ou sandálias, os sapatos fechados além de proteger permitiram a retirada antes que o produto atinja seus pés
  • Usar Luvas
    As luvas irão proteger sua pele, muitas das vezes ao produzir pode respingar ou até mesmo entornar nas mãos as luvas protegerá de surpresas desagradáveis. É se você produz constantemente com certeza em algum momento algo irá entornar ou respingar em suas mãos, se você estiver sem luvas sua produção se encerrará naquele momento pois terá que ser socorrida(o) imediatamente.

    Abço a todos

    Osvaldo Junior


    Como fazer uma solução de soda Cáustica (Lixívia)

    A soda cáustica é encontrada no no comércio na forma de escamas. A lixivia é a dissolução deste sólido em água. Parece ser um procedimento simples mas requer alguns cuidados, pois um pequeno descuido pode causar acidentes graves. Provido de luvas, jaleco ou avental, mascara e óculos de proteção, adicione 1 litro de água e com o pote perto da água, adicione a soda com cuidado para não bater na água e voltar na face. Misture e deixe em repouso em frasco fechado, em local fora do alcance de crianças.Esta solução renderá aproximadamente 1400 ml ou 1,4 litros de lixivia a 50%. Importante lembrar que a soda tem papel fundamental na produção de sabão, uso de soda ruim ocasionará em um produto de baixa qualidade e muitas vezes até perda do produto. Quando for comprar a soda cáustica leia no verso da embalagem a concentração do produto. No mercado tem soda com diversas concentrações. Exemplo soda Yara tem 75%, já a escorpião tem 98%. É importante lembrar que a soda 75% usa-se mais e a 98% usa-se menos. Segundo literatura, para saponificação de 1 litro de óleo de soja, usa-se aproximadamente 137g, de soda em escama 99%.Temos aqui então o indice de saponificação do óleo de soja que é 137g de soda para cada litro de óleo de soja. Obs: Quando se dilui 1kg soda 99%  em 600 ml água temos uma lixivia  50°BE. Nas lojas de produtos químicos é vendida já a soda líquida a 50°BE, porém sua comercialização é controlada. É importante lembrar que ao diluir ou usar um soda com 75% de concentração, mesmo adicionando as 137 g, você terá somente 102 g de soda os outros 35 gramas são impurezas o que não saponificaram todo o óleo de soja em sua formula. Isso pode alterar consistência, deixará oleoso, ou até mesmo ocasionar a perda total do produto. Este é o motivo de varias reclamações de receitas caseiras na internet. Agora você já pode fabricar sabão como quiser, com qualquer quantidade de óleo desde que faça a relação óleo e soda. 


    Como calcular a quantidade de soda se usar soda de menor concentração? Suponhamos que você tenha adicionado a soda a 75% é só em uma calculadora fazer o seguinte: Você sabe que 1 litro precisa de 137 g de soda 98% então digite 137 e divida, por 1 centésimo da concentração da embalgem da soda que comprou:  Avaliemos as relações: 
    Soda necessária = 137g
    Concentração comprada =75 Divide-se por 100= 0,75
    Sendo assim digite na calculadora: 137 tecle em dividir e digite 0,75 o valor encontrado será:182,6g 
    Então concluímos que aquele pote de soda Yara que é de 950 g a 75% saponifica 5,2 litros de óleo.
    Diluição da soda Yara:1 kg de soda yara diluido em 600 ml de água, dará 1 litro de soda e usará aproximadamente 200 ml desta solução para cada litro de óleo. O mesmo se aplica a soda líquida comprada em lojas de produtos químico 200 ml para cada litro de óleo de soja.
    Obs: Soda escorpião 98-99% a diluição será diferente: Diluirá 1 kg de soda em 1 litro de água usando os mesmos 200 ml desta solução para cada litro de óleo
    Usando soda líquida 50° Bé: Usar 200 ml de soda para cada litro de óleo.
    Sempre use, óculos de proteção, luvas, avental ou jaleco. A soda ao ser adicionada de forma inadequada, bate na água e pode voltar no olho, podendo ocasionar a perda da visão. Caso isso aconteça lave com água corrente por aproximadamente 10 minutos tendo o cuidado para não deixar cair no outro olho. Lave jogando água no olho, não esfregando, não tendo lava olhos, usa-se chuveirinho, até mesmo mangueira com baixa pressão, depois de lavar muito tempo coloque um tampão no olho e procure socorro médico imediatamente. Duvidas ligue para: 


    Centro de Informações e Assistência Toxicológica – CIAT – BH 
    Telefone:(31) 3239 9308 / (31) 3224 4000 / (31) 3239 9223 (Lab) / (31) 3239 9224 
    (secretaria ) Fax: (31) 3239 9260 e-mail: ciatbh@gmail.com / servitoxmg@hotmail.com 

    Outros estados: _Veja aqui
    Abço a todos
    Osvaldo

    Veja o vídeo de dissolução da soda cáustica.